As escolas privadas da periferia – uma análise decolonial
Adriana Santiago Rosa Dantas
Com muita sensibilidade sociológica, vivência na periferia da Zona Leste de São Paulo, conhecida como ZL de forma carinhosa por seus habitantes, mas vista pejorativamente pelos moradores do centro da cidade, Adriana Dantas foi reconstruindo seu objeto de pesquisa desafiando conceitos, teorias e sensos comuns. Com muita disposição intelectual não se desencorajou ao experimentar as agruras de temas polêmicos. Foi à luta e começou a identificar um outro panorama. A partir de muito trabalho, verificou que os estabelecimentos privados eram uma realidade antiga da periferia. Eles existiam desde o início do século XX na forma de escolas confessionais e mais tarde laicas.
Julgo, pois, que o livro denominado As escolas privadas da periferia: uma análise decolonial torna-se uma referência na sociologia da educação pois trata-se de uma análise fina teórica e conceitualmente. Uma apreciação polêmica, mas encorajadora para novos aportes interpretativos e pouco usuais no campo da investigação educacional.
Maria da Graça Jacintho Setton
Sumário:
Prefácio......................................................................................................................7
Introdução...............................................................................................................11
Capítulo 1: A perspectiva decolonial como aporte teórico...........................21
1.1 A colonialidade do poder como caminho teórico........................................22
1.2 Colonialidade do poder à brasileira...............................................................28
1.3 A dominação por gênero e raça......................................................................37
1.4 Sentidos sociais da educação pela colonialidade do poder à brasileira.....44
Capítulo 2: As escolas privadas da periferia de São Paulo a partir da
colonialidade do poder à brasileira....................................................................61
2.1 A periferia leste de São Paulo..........................................................................73
2.2 As escolas privadas da periferia.......................................................................83
2.3 As escolas privadas da ocupação imigrante (1900-1935)............................87
2.4 As escolas privadas da ocupação migrante (1935-1964)...........................102
Capítulo 3: O avanço das escolas particulares na Zona Leste
(1964-2000)...........................................................................................................115
3.1 As escolas privadas na ditadura militar (1964-1979).................................116
3.2 As escolas privadas na transição democrática (década de 1980)..............130
3.3 As escolas privadas no neoliberalismo (década de 1990)..........................139
3.4 As escolas privadas do novo milênio (a partir dos anos 2000).................149
3.5 Apontamentos finais sobre a expansão das escolas privadas na
Zona Leste........................................................................................................155
Capítulo 4: O público e o privado na educação da primeira infância.......159
4.1 As creches público-privadas da ZL...............................................................168
Conclusão..............................................................................................................188
Posfácio..................................................................................................................185
REFERÊNCIAS.....................................................................................................187
ANEXO A: Ranking do Colégio Argumento 2018........................................209
APÊNDICE A - Os dados da pesquisa.............................................................211
ISBN: 978-85-86255-49-2
Formato: 16x23 cm
Paginas: 212
Preço:R$ 45,00