Cinema e pensamento
Rosane Kaminski, Pedro Plaza Pinto (.orgs)
O livro Cinema e Pensamento, organizado por Rosane Kaminski e Pedro Plaza Pinto, aborda, a partir de quatro eixos de análise (“Diálogos internacionais”, “Questões sobre o cinema latino-americano”, “Filmes e análise da sociedade brasileira” e “Artistas e autores”), questões interdisciplinares com ênfase nas relações dos filmes, movimentos cinematográficos e diretores com o seu contexto histórico. Reunindo textos de pesquisadores nacionais e internacionais, o livro representa o melhor da reflexão sobre cinema e história atualmente. Seus capítulos são desdobramentos de discussões, encontros e colóquios internacionais promovidos pelo Grupo de Pesquisa CNPq “História e audiovisual: circularidades e formas de comunicação” que, desde a sua criação em 2006, tem o objetivo de consolidar o debate na área. É com prazer que vemos neste projeto editorial a ampliação destes estudos que, sem a preocupação de definir um único caminho metodológico para abordar as relações entre cinema e história, reflete as premissas que contribuem para a consolidação desse campo, que desperta cada vez mais atenção no Brasil. Ao apresentar um painel variado de abordagens teóricas e temas, sempre destacando a centralidade da análise fílmica, Cinema e Pensamento contribuirá de maneira decisiva no adensamento dos estudos que entrecruzam cinema, arte, política e sociedade.
Eduardo Morettin (ECA/ USP) e Marcos Napolitano (FFLCH/ USP)
SUMÁRIO:
Pensar o cinema
ROSANE KAMINSKI e PEDRO PLAZA PINTO
DIÁLOGOS INTERNACIONAIS
Crímenes en el documental expandido: epistemologías del relato
policial, el true crime y las narrativas judiciales en tiempos de
incertidumbre
MARÍA LUISA ORTEGA
Viagem à utopia: comunistas italianos na URSS da década de 1950
MARIAROSARIA FABRIS
O cinema português e a Revolução de Abril: um processo
cinematográfico em curso
PAULO CUNHA
La hora del Pueblo (Estela Bravo, 1985): a evocação da solidariedade
cubana no processo uruguaio de “transição democrática”
MARIANA VILLAÇA
QUESTÕES SOBRE O CINEMA LATINO-AMERICANO
De límites, palimpsestos, elipsis e inventários: modalidades de la
representación espacial en el cine silente uruguayo
GEORGINA TORELLO
El hombre de al lado: alteridades e críticas ao modernismo
LUIZ CARLOS SEREZA
A solidariedade ao Chile nos festivais e encontros de cinema
CAROLINA AMARAL DE AGUIAR
FILMES E ANÁLISE DA SOCIEDADE BRASILEIRA
A folha em branco: notas sobre o período e a narração de Não quero
falar sobre isso agora
PEDRO PLAZA PINTO
Violência de Estado, impunidade e fabulação da justiça em
Orestes (Rodrigo Siqueira, 2015)
FERNANDO SELIPRANDY
Feições e afeições da violência no curta-metragem brasileiro
ROSANE KAMINSKI
Um horizonte macabro: o jornal Notícias Populares no filme
Aopção, ou as rosas da estrada
SISSI VALENTE PEREIRA
ARTISTAS E AUTORES
Cinema e metrópole: o caso paulistano (1994) – perfil de um curso
FÁBIO RADDI UCHÔA
Entre exílios e espectros: o cinema brasileiro de Jorge Durán
IGNACIO DEL VALLE DÁVILA
O moderno, o popular e o nacional nos curtas-metragens documentais
de Leon Hirszman
EDUARDO TULIO BAGGIO
Sobre os autores
ISBN: 978-85-86255-51-5
Formato: 16x23 cm
Paginas: 270
Preço:R$ 50,00