Crítica e curadoria dentro e fora do eixo – operação resistência
Ana Avelar
Conheci Ana Avelar por ocasião do Colóquio de Teoria,
Crítica e História da Arte da Universidade de Brasília, quando
fui uma das alunas voluntárias para organizar o evento. Ainda
no meio acadêmico, a preocupação de Ana sempre esteve
direcionada à conciliação entre teoria e prática, de tal forma
a nos proporcionar um contato com a história da arte dentro e
fora da sala de aula. Para além das disciplinas, pude participar
de seu grupo de estudos em história e crítica de arte brasileira,
junto a alunos e alunas da graduação. Às discussões sobre as
leituras, intercalavam-se visitas a exposições e ateliês de artistas
da cidade.
Na Casa da Cultura da América Latina – CAL/UnB, sob
sua curadoria desde 2016 à qual se somou a Casa Niemeyer
mais recentemente, alunos e alunas atuavam – e ainda atuam –
diretamente na produção de exposições e residências artísticas.
A articulação destas atividades nos ofereceu um horizonte contra
o engessamento e até mesmo certa solitude intelectual com
que, não raro, nos deparamos ao longo da graduação e da pós.
Desses convívios, derivaram minha primeira iniciação científica
e curadoria, ambas sob sua orientação, além de trabalhar como
sua assistente em outras mostras. As experiências com práticas
curatoriais abriram ainda caminho para que desenvolvesse meu
projeto de pesquisa e ingressasse na pós-graduação.
SUMÁRIO:
9 Apresentação
Marcella Imparato
11 Prefácio
Ana Gonçalves Magalhães
15 Dentro e fora do eixo: na direção do experimental
Ana Avelar
Textos
19 Lucia Loeb Mindlin: retorno
21 Zona Detenção – a sala de estar de Eduardo Verderame
23 E stratégias para uma ativação de SP: intervenções de Fernando Piola
29 Paul Setúbal: Aviso de incêndio
37 Arcangelo Ianelli – gesto contido, modus operandi concreto
45 Sergio Camargo: clássico, construtivo, lírico
53 O através da pintura de André Ricardo
57 Tira-Linhas em três momentos (com interseções significativas): Marcia Pastore
63 Martin Brausewetter: entre o vulcão e a mancha
69 Gustavo von Ha - imitação, simulação e entretenimento
73 Para além do movimento: pinturas de Jaime Prades
77 Um tema de longa duração: “Monumentos
Temporários”, de Fyodor Pavlov Andreevich
81 O 1 irreal, de André Parente: ação silenciosa e objeto
permanente
87 Os achados do Saracvra: Gustavo von Ha e a
dispersão da narrativa
91 “...quando as formas se tornam relatos”: curadoria
e resistência
99 Nos “Tropikos” de Chico Amaral: observando as regras do jogo
101 Sobre a verossimilhança: as realidades possíveis de João Castilho
105 Diego Castro e a geografia da imagem
107 Coletivo Lâmina: de realidade e de realismo
109 Sobre materiais e singularidades formais em Edgar Racy
111 A cultura da fuleragem na pintura de Camila Soato
113 arpão bengala berimbau cachimbo: a escultura contemporânea de Claudio Cretti
117 Fronteiriços, de Matias Mesquita: pontos de encontro entre as coisas
119 “Brasília Extemporânea”: monumental, estática, estrangeira
131 Martin Brausewetter: da experiência e da pintura
135 Lacração, de Cecilia Mori: videoperformances e feminismos
139 Tridimensionais incontornáveis: geometria e corpo na escultura brasileira atual
145 Da repetição ao silêncio, de João Trevisan
ISBN: 978-85-8499-185-6
Formato: 16x23 cm
Paginas: 146
Preço: R$ 45,00