Educação permanente e de jovens e adultos – crise e transformação
Licínio C. Lima
Não é fácil, em plena crise, o exercício de uma educação permanente e de jovens e adultos como prática democrática e de transformação, contrariando alguns dos mais repeti dos argumentos gestionários e técnico-instrumentais que a reduzem a uma educação, formação e aprendizagem “para…” e a lógicas de investi mento em capital humano ao serviço da gestão da crise. Por isso é crucial estudar e ensaiar possibilidades de transformação democrática e de educação da própria crise, não abdicando, à parti da, de nenhuma das dimensões da educação de jovens e adultos que possam contribuir para a desalienação dos sujeitos, para a viabilização de uma educação como processo de desenvolvimento humano e para a participação no processo de recriação do mundo social.
Sumário:
9 Prefácio
17 I. Introdução: a educação de jovens e adultos no
contexto de uma educação permanente
27 II. Educação permanente em tempos de crise: revisitando
Freire, Gelpi e Illich
27 1. Educação permanente: ambiguidades e mutações
32 2. O Estado como razão da crise da educação e o recuo
estatal como regeneração das aprendizagens
37 3. A formação de recursos humanos competentes:
administrar a crise, promover o crescimento
42 4. A humanização dos seres humanos: educar a crise,
transformar a economia e a sociedade
46 5. A educação pelo combate à crise: consciência crítica,
convivencialidade, luta contra a alienação
51 III. Aprender a ser um recurso humano útil: crítica
na perspectiva gelpiana
51 1. Introdução: três modelos de análise das políticas de
EJA
54 1.1 Modelo democrático-emancipatório
55 1.2 Modelo de modernização e controlo do Estado
57 1.3 Modelo de gestão de recursos humanos
64 2. Estratégias: investir em capital humano
75 3. Para além da formação de recursos humanos: educação,
cultura e participação democrática
83 IV. Intermitências políticas: do “défice de qualificações”
à promoção da cidadania democrática
83 1. Educação permanente e de jovens e adultos: políticas
públicas
91 2. Intermitências políticas
98 3. Paradoxos de um programa controverso: qualificacionismo
ou educação básica de adultos?
107 4. Desenvolvimento pessoal e promoção da cidadania
democrática
113 Referências bibliográficas
2. Herdeiros 299
3. Estrategos Vitalícios 301
4. Quando em Paz... 303
5. Homens ou Heróis? 309
Conclusão 315
Referências 325
Fontes 325
Literatura Especializada 329
ISBN: 978-65-86255-18-8
Formato: 14x21 cm
Paginas: 126
Preço:R$ 40,00