Em busca de liberdade – práticas políticas e representações de si nos escritos autobiográficos de Patrícia Galvão (Pagu) e Antonieta Rivas Mercado
Romilda Costa Motta
Que tipo de vida narram as autobiografias? De qual matéria se constrói a narrativa autobiográfica das mulheres? Estas são algumas perguntas, entre tantas outras, para as quais as leitoras e os leitores deste belo livro encontrarão respostas a partir da escrita autobiográfica de Patrícia Galvão, a nossa dramática Pagu, e de Antonieta Rivas Mercado, mecenas e escritora mexicana. O livro proporciona uma leitura envolvente sobre dois contextos históricos e culturais latino-americanos, do Brasil e do México, sustentado em sólida pesquisa documental, apresentando as personagens históricas, Pagu e Antonieta, de maneira vívida, sem cair nas armadilhas do enfeitiçamento biográfico e nem do seu oposto, a frieza de certo distanciamento excessivo que acaba por distorcer a visão, de qualquer forma sempre parcial e incompleta, de duas personagens tão singulares e envolventes. O cuidado metodológico e o referencial teórico pertinente resultam em texto que demonstra o equilíbrio entre a reflexão de uma pesquisa histórica bem conduzida e a sensibilidade para aquelas vidas, aquelas escolhas nem sempre bem sucedidas. O livro interessa não só à área da História, mas aos estudos literários, à psicanálise e à filosofia, convidando à reflexão sobre as complexas conexões entre a subjetividade feminina, o curso de uma vida e o ato de narrar-se.
Ana Paula Vosne Martins
Professora Titular da Universidade Federal do Paraná
Sumário:
APRESENTAÇÃO – Stella Maris Scatena Franco................................... 17
PREFÁCIO – Maria Ligia Coelho Prado.................................................. 19
INTRODUÇÃO............................................................................................. 23
CAPÍTULO I – Duas mulheres latino-americanas em tempos de
transformação............................................................................................... 45
1.1 Antonieta Rivas Mercado (1900-1931)................................................... 46
1.2 Patrícia Galvão (1910-1962).................................................................... 52
CAPÍTULO II – As fontes de análise – As escritas de Si.......................... 63
2.1 Sobre a escolha das fontes – Diários, cartas e (auto)biografias............... 63
2.2 Cartas de Antonieta Rivas........................................................................ 68
2.3 Cartas e autobiografia de Patrícia Galvão................................................ 77
2.4 Diários de Bordéus.................................................................................. 88
2.5 Discutindo as produções biográficas sobre as personagens................... 108
CAPÍTULO III – Mulheres de ação: cultura, política e movimentos
artísticos....................................................................................................... 127
PARTE I – Patrícia Galvão
1 México e Brasil nos anos 1920................................................................. 127
2 Ventos de liberdade: Pagu e Antonieta e as “vanguardas estéticas”......... 135
3 Pagu: conciliando arte e política............................................................... 138
3.1 Pagu na Revista de Antropofagia - “Segunda Dentição”.................. 144
3.2 O Jornal O Homem do Povo.............................................................. 153
Parte II – Antonieta Rivas Mercado
3.3 O mecenato de Antonieta Rivas Mercado e suas relações com as
vanguardas estéticas mexicanas......................................................... 155
3.4 A aventura de Ulises- Viagem ao redor do mundo x viagem ao
redor da alcova................................................................................... 160
3.5 Contendas, divergências e provocações entre as vanguardas
artísticas no México dos anos 1920................................................... 168
3.6 O Teatro de Ulises............................................................................. 177
3.7 O mecenato na música....................................................................... 190
3.8 Nova Iorque: Projetos e frustrações................................................... 202
CAPÍTULO IV – Mulheres de ação – O ato da escrita e o registro
sobre as tensões acerca dos lugares social e político da mulher............. 213
4.1 Patrícia Galvão em O Homem do Povo: discordâncias e
confrontos com feministas e antifeministas....................................... 216
4.2 Parque Industrial, a mulher operária e revolucionária...................... 233
4.3 Rivas Mercado – Reflexões críticas sobre as representações
da mulher mexicana........................................................................... 240
4.4 Os contos da autora: sutilezas e nuances........................................... 251
CAPÍTULO V – Mulheres em ação: militância política......................... 257
5.1 Antonieta Rivas Mercado e a ação política na campanha de
José Vasconcelos à presidência.......................................................... 257
5.2 Patrícia Galvão: esperanças, enfrentamentos e desencantos
na ação política.................................................................................. 272
5.3 Militância revolucionária e maternidade........................................... 273
5.4 Pagu viaja pelo mundo...................................................................... 300
5.5 Imagens divergentes: O Partido, a imprensa e o DEOPS.................. 307
CAPÍTULO VI............................................................................................ 319
6.1 Patrícia e Antonieta: Tensões entre a ação política e a vivência da
maternidade.............................................................................................. 319
CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................... 331
BIBLIOGRAFIA........................................................................................ 337
ISBN: 978-65-86255-47-8
Formato: 16x23 cm
Paginas: 352
Preço:R$ 55,00