






Juventude negra – desafios para o ensino médio
Valter Roberto Silvério . Fabiana Luci de Oliveira . Tatiane Consentino Lopes
Este livro reúne dados e reflexões sobre a implementação, monitoramento e avaliação de projetos educativos voltados à gestão escolar para equidade étnico-racial com foco na juventude negra. Para tanto, sua organização se estrutura em três eixos. O primeiro corresponde à interlocução entre educação e discriminação racial como um aspecto para se pensar a democratização da educação, que como direito social deve garantir o direito à diferença e enfrentar o desafio de implementar políticas que superem as desigualdades raciais e sociais. O segundo eixo está relacionado ao quadro de mudanças na atuação do Estado brasileiro em relação a esta temática, incentivadas pelas constantes proposição e reivindicação do movimento negro por políticas públicas comprometidas com a superação da discriminação racial, especialmente a partir da Constituição de 1988. O último eixo se relaciona com um projeto de gestão escolar que considere a diversidade étnico-racial como fundamental no trabalho pedagógico. Mais do que o acréscimo de conteúdos a diversidade étnico-racial é sinônimo e critério de qualidade do trabalho desenvolvido nas escolas. A expectativa dos autores, colaboradores e idealizadores da iniciativa é que o resultado aqui disponibilizado estimule a reflexão dos gestores escolares em geral e, em especial do ensino médio, em todo o território nacional em relação ao seu papel na construção cotidiana de uma escola em que todos possam desenvolver suas potencialidades. A publicação deste volume é resultado de uma parceria entre o Baobá – Fundo para Equidade Racial, o Instituto Unibanco e a Universidade Federal de São Carlos.
Sumário
Apresentação geral
Valter Roberto Silvério
Introdução
Valter Roberto Silvério
O movimento negro contemporâneo e a alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996)
A pesquisa sobre o Ensino Médio
Os editais
A análise dos resultados e a organização do livro
Capítulo 1: O diálogo com o marco do Educação para Todos (EPT)
Valter Roberto Silvério
O que é qualidade da educação?
As linhas cruzadas na política mundial de educação: propostas da UNESCO e a “ajuda” aos subdesenvolvidos pelo Point Four Program
O deslocamento necessário: a equidade como princípio organizador da política educacional
Capítulo 2 - Resistência democrática: a diversidade étnico-racial no quadro normativo e diretrizes da educação nacional pós-Constituição de 1988
Tatiane Cosentino Rodrigues
Fernanda Vieira da Silva Santos
Capítulo 3 - Ensino Médio e a invisibilidade da juventude negra no Brasil: o estado da arte (1988-2016)
Autores:
Karina Almeida de Sousa: Doutorado em andamento (2016-atual), Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos e Professora Assistente II junto à Universidade Federal do Tocantins.
Engel Rodrigues de Lima: Graduação em andamento, em Ciências Sociais (2015- atual); 9° período - UFSCar.
Gabriela de Jesus Nunes: Graduação em andamento, em Ciências Sociais (2016-atual); 7° semestre - UFSCar.
Hasani Elioterio dos Santos: Graduação em Ciências Sociais (2013-2017), Mestrado em Sociologia/Ingresso 2018 - UFSCar.
Luana Gabriela Ruy: Graduação em Ciências Sociais (2014-2018) - Mestrado em Sociologia/Ingresso em 2019 - UFSCar.
Karina de Camargo: Graduação em Ciências Sociais (2014-2018)/ Mestrado em Sociologia/Ingresso em 2019 - UFSCar .
Tiago Fernando Afonso: Graduação em andamento, em Ciências Sociais (2016-atual), 7° semestre - UFSCar.
Capítulo 4 - Incorporando a temática racial no currículo escolar a partir do uso de dados estatísticos
Fabiana Luci de Oliveira
Trabalhando com estatísticas populacionais no cotidiano escolar
Onde encontrar dados e informações estatísticas?

ISBN: 978-85-8499-176-1
Formato: 16x23 cm
Paginas: 126
Preço:R$ 40,00